SIAC FP7

O Projeto SIAC FP7, criado e gerido pela Inova-Ria, promove a apresentação de candidaturas de empresas Portuguesas do setor TICE aos avisos de abertura do 7º Programa Quadro Europeu, através do apoio a 100% dos custos com consultoria de apoio à elaboração e apresentação de candidaturas e de atividades de divulgação do 7º PQ.

Os projetos europeus no âmbito Sétimo Programa Quadro representam um investimento em atividades de investigação & desenvolvimento da ordem dos 50 biliões de Euros, distribuídos ao longo dos 7 anos do programa (2007-2013). A reduzida participação de PME's Portuguesas nos projetos do 7º Programa Quadro (PQ), devido ao um conjunto de fatores estruturais nacionais que englobam aspetos intrínsecos às empresas e à sua pouca experiência nestas candidaturas europeias é um fator importante que tem vindo a ser considerado. 
 
Para contrariar esta realidade, a Inova-Ria desenvolveu o projeto SIAC FP7 permitindo a divulgação do 7º PQ junto das empresas e o apoio financeiro na contratação de serviços de consultoria especializados na preparação das candidaturas. Foram consideradas neste projeto 10 empresas associadas da Inova-Ria cujas candidaturas previstas poderiam ascender a um montante global de cerca de 4 milhões de euros. Foram já realizados pela Inova-Ria dois seminários de divulgação do 7º Programa Quadro, reunindo diversas empresas associadas e outras entidades especialistas no 7º PQ.
 
O projeto SIAC FP7 representa um investimento de cerca de 250 mil Euros e a participação das empresas associadas não pressupõe comparticipação financeira.
 
 
Ficha Técnica: 
Entidade Líder: Inova-Ria
Orçamento: 240.761 €
Incentivo: 161.069 €
Data de Inicio: 01/06/2012 
Duração:  24 Meses
Entidade Cofinanciadora: COMPETE | QREN | UE
Entidades Financiadoras: