Os projetos europeus no âmbito Sétimo Programa Quadro representam um investimento em atividades de investigação & desenvolvimento da ordem dos 50 biliões de Euros, distribuídos ao longo dos 7 anos do programa (2007-2013). A reduzida participação de PME's Portuguesas nos projetos do 7º Programa Quadro (PQ), devido ao um conjunto de fatores estruturais nacionais que englobam aspetos intrínsecos às empresas e à sua pouca experiência nestas candidaturas europeias é um fator importante que tem vindo a ser considerado.
Para contrariar esta realidade, a Inova-Ria desenvolveu o projeto SIAC FP7 permitindo a divulgação do 7º PQ junto das empresas e o apoio financeiro na contratação de serviços de consultoria especializados na preparação das candidaturas. Foram consideradas neste projeto 10 empresas associadas da Inova-Ria cujas candidaturas previstas poderiam ascender a um montante global de cerca de 4 milhões de euros. Foram já realizados pela Inova-Ria dois seminários de divulgação do 7º Programa Quadro, reunindo diversas empresas associadas e outras entidades especialistas no 7º PQ.
O projeto SIAC FP7 representa um investimento de cerca de 250 mil Euros e a participação das empresas associadas não pressupõe comparticipação financeira.