Estrate-Ria

O Projeto Estrate-Ria pretende promover a melhoria da competitividade do setor TICE - Tecnologias de Informação e Conhecimento Eletrónica, através do desenvolvimento de uma estratégia de focalização e concentração de apostas das áreas TICE, especialmente nos mercados internacionais, reforçando a representação internacional das empresas do cluster.

Os impactos esperados com o projeto Estrate-Ria estão enquadrados dentro das opções estratégicas da Inova-Ria e do PóloTICE.PT, nomeadamente o desenvolvimento crescente de produtos e soluções diferenciadas e de alto valor acrescentado, passíveis de serem vendidas em massa nos mercados internacionais; e a transformação de Portugal num caso de estudo europeu no âmbito das TICE, usando ascaracterísticas particulares do país para o desenvolvimento de projetos-piloto, com o objetivo de fazer deles “case studies” de valorização económica internacional. 
 
O projeto tem os seguintes objetivos principais: 
 
i) Promoção do setor TICE no mercado Internacional
 
ii) Animação coletiva e gestão de cooperação na definição de produtos visando o mercado internacional.
 
iii) Organização da oferta TICE por clusters;
 
iv) Fomentar a cooperação na definição da oferta de produtos e soluções TICE para cada um dos clusters;
 
v) Definir uma oferta agregada, organizada e representativa das necessidades tecnológicas TICE de cada cluster nos seus principais processos de negócio / cadeia de valor.
 
A metodologia para alcançar estes resultados, passa pela criação de grupos de trabalho para animação coletiva e gestão de cooperação na definição de produtos TICE, visando o mercado internacional, bem como na estruturação de uma oferta global para cada um dos clusters. 
 
A realização de estudos prospetivos estratégicos, a criação de uma ferramenta de crowdsourcing para o cluster, a CrowdRia (http://crowdria.com), e a promoção de uma antena da Inova-Ria em Bruxelas são alguns dos resultados materiais do Estrate-Ria.
 
Ficha Técnica: 
Entidade Líder: Inova-Ria 
Orçamento: 153.628€ 
Incentivo: 143.615€ 
Data de Inicio: 01-03-2012 
Duração: 24 Meses 
Entidade CoFinanciadora: COMPETE | QREN | EU
Entidades Financiadoras: 
Anexos: 
Estudo Prospetivo do Setor TICE
Estudo Prospetivo do Setor TICE