Aveiro STEAM City

O mundo em que vivemos está em constante mudança e atualização. Há novas formas de comunicar, novas formas de fazer negócios, novas formas de viver e interagir. Aveiro é um território de inovação, onde a tecnologia não é novidade. Existe um legado forte e competências internacionalmente inquestionáveis. 
 
Sabendo que estamos a viver o início desta era digital, também sabemos que o futuro do mercado do trabalho será profundamente transformado. Não basta criar emprego, é necessário melhorar o valor e riqueza socioeconómica produzida pelos empregos criados. 
O projeto Aveiro STEAM City vai contribuir para melhor preparar o futuro que se avizinha, constituindo um forte investimento de 6,1 milhões de euros (M€) com financiamento dos Fundos Comunitários de 4,9 M€, que resulta da aprovação da Candidatura da Câmara Municipal de Aveiro (UIA) ao Programa Comunitário Urban Inovative Actions (UIA). A Candidatura da CMA foi uma das 22 escolhidas, entre as 184 que se candidataram. Aveiro é a única Cidade Portuguesa com um Projeto aprovado nos 3 concursos que já ocorreram no Programa Urban Inovative Actions, e nos quais foram aprovados 55 Projetos de 26 Estados Membros da União Europeia, de entre 768 Candidatados.
 
Pretende ser o primeiro passo na criação de uma cidade inteligente, com uma economia baseada no conhecimento. Para tal irá formar e qualificar recursos humanos com as competências que melhor os preparam para fazer a diferença nesta nova era digital - competências STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts & Mathematics) - estimular a transformação digital da cidade, atrair e reter talento, promover a renovação do tecido empresarial e da estrutura socioeconómica da cidade.
Este Projeto integra uma parceria institucional forte, liderada pela CMA, e que conta com a participação da Altice Labs, do Instituto de Telecomunicações – IT, da Universidade de Aveiro, da INOVA-RIA e da Associação para um Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável – CEDES.
 
 
 
Objetivos:
 
O projeto Aveiro STEAM City, financiado pelo programa europeu Urban Innovative Actions, terá como principais objetivos:
 
- Formar e qualificar recursos com as competências STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática);
- Estimular a transformação digital da cidade, do município e das suas empresas.
- Atrair e reter talento e tornar a nossa economia mais competitiva a nível nacional e internacional.
- Desenvolver uma Plataforma Urbana, agregadora de dados, de apoio à gestão da cidade e do município,
- Desenvolver e implementar estudos de caso nas áreas do ambiente, energia e mobilidade.
 
Para atingir estes objetivos, o Aveiro STEAM City está organizado em quatro eixos de atuação: Educação, Formação, Tecnologia e Aplicações e Desafios, onde se incluem um vasto leque de atividades, desde a instalação de Techlabs nas escolas, à criação de um observatório de emprego responsivo, passando pelo desenvolvimento de uma plataforma de dados urbanos e um laboratório vivo com infraestrutura de fibra, sensores e conetividade 5G na cidade.
De realçar ainda a dinamização de Bootcamps de código, desafios destinados a startups, scaleups e centros de I&D e residências artísticas para a arte digital.
Entidades Financiadoras: