Inova-Ria em Números

O cluster Inova-Ria é constituído atualmente por 70 associados que se localizam, maioritariamente (70%), na região de Aveiro, estando os restantes distribuídos pelas regiões do Porto, Coimbra e Lisboa e que, de uma forma agregada, representam um volume de negócios de 313 milhões de euros.

O total de empresas associadas integra os vários setores de atividade das TICE, nomeadamente, Telecomunicações (10%), Tecnologias de Informação (48%), Consultoria (20%), Eletrónica (10%), Comunicação e Marketing (6%) e Banca (4%) e empregam mais de 2300 colaboradores cuja maioria (80%) possui formação superior.

O universo de associados investe anualmente mais de 15 milhões de euros em Investigação e Desenvolvimento. A qualificação destas empresas está traduzida em mais de 100 certificações em vários referenciais internacionais de qualidade.

Existem algumas atividades na Associação que contam já com vários anos de experiência acumulada e também com o reconhecimento de entidades externas com que se relaciona. É o caso da identificação e captação de recursos humanos de elevado potencial em conjunto com várias universidades do país que, desde 2004, apresenta cerca de 800 estágios e bolsas para as áreas de desenvolvimento tecnológico das empresas associadas.