Data da Notícia: 
28/05/2014 - 09:00

 

No âmbito do Projeto Alvos Estratégicos (PAE) a B’TEN encontra-se a elaborar um estudo prospetivo para o setor TICE que visa identificar as principais tendências para a utilização de tecnologias em 5 clusters / polos de competitividade:

•Cluster do conhecimento e da economia do mar;

•Polo de competitividade e tecnologia agroindustrial;

•Polo das tecnologias de produção;

• Smart Cities TICE;

•Polo de competitividade e tecnologia do turismo.

A avaliação da adequação à realidade nacional das tendências globais tem por base a realização de entrevistas a especialistas destes clusters e a realização de um workshop de discussão destes temas.

Acreditamos que estes dois exercícios são essenciais para a identificação das grandes tendências de desenvolvimento a médio prazo das tecnologias alvo de novas apostas para os associados Inova-Ria.

O estudo pretende essencialmente contribuir para a estruturação de novos paradigmas competitivos e identificar o contributo das TICE para este processo nos clusters e polos de competitividade identificados.  

Neste âmbito a BTEN, juntamente com a Inova-Ria organizou o workshop "Desafios do mercado às TICE" que se realizou no passado dia 28 de Maio na Universidade de Aveiro - DEGEI.  O workshop promoveu a  interação entre especialistas e representantes das empresas, com o objetivo de desenvolver um roadmap tecnológico em conjunto.