Data da Notícia: 
24/10/2014 - 15:30

 

SmartSurf App vai ser apresentada publicamente pela primeira vez na Conferência SMARTCOAST da Inova-Ria no Próximo dia 29 de Outubro.

A Fraunhofer Portugal está a desenvolver uma aplicação que utiliza métodos de análise dos movimentos dos surfistas dentro de água usando os sensores integrados num smartphone.

Através do SmartSurf, os dados recolhidos durante a prática de surf utilizando o GPS, acelerómetro, giroscópio, entre outros, permitem extrair métricas indicativas da performance do atleta. A velocidade máxima atingida, o número de ondas surfadas, a distância total percorrida e a manobra executada são alguns exemplos dos dados que o SmartSurf permite recolher e analisar.

O objetivo da Fraunhofer Portugal passa por desenvolver uma ferramenta que poderá vir a ser útil a atletas e treinadores de Surf e para tal está já a colaborar com estes utilizadores-alvo e pretende também associar-se a eventos e competições da modalidade.

A Fraunhofer Portugal promove a investigação aplicada com o intuito de fomentar o desenvolvimento económico e, simultaneamente dar resposta a um conjunto de necessidades da população. É uma associação sem fins lucrativos, reconhecida pelo Estado Português como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública. Com sede no Porto, foi criada em 2008 pela Fraunhofer-Gesellschaft, a maior organização de investigação aplicada da Europa, e pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã. 

Venha conhecer esta App na Conferência Inova-Ria Zonas Costeiras Inteligentes - SMARTCOAST

Inscrições em http://www.smartcoastinovaria.com/