Data da Notícia: 
08/03/2021 - 21:45
 
A Universidade de Aveiro lidera a condução do projeto internacional O’Bias - Overcoming Gender Bias in Career Opportunities (ref. 2020-1-PT01-KA204-078826), projeto que foi recentemente aprovado pela Agência Nacional Erasmus+. O O’Bias tem como objetivo contribuir para um acesso mais equilibrado, de ambos os géneros, ao amplo especto de oportunidades profissionais. A preparação de um Guia para a Mitigação de Desigualdades de Género no Acesso ao Mercado de Trabalho está já em marcha.
 
No dia 15 de janeiro de 2021 os parceiros internacionais realizaram a reunião de arranque do projeto onde foram discutidos os objetivos e os resultados esperados ao longo deste ano. A reunião teve lugar em formato online e contou com todos os parceiros do O’Bias que envolve, em Portugal, a Universidade de Aveiro e a INOVA-RIA, e entidades da Alemanha, Chipre, Espanha, Grécia e também Polónia.
 
Entre os resultados esperados do projeto incluem-se um Guia para a Mitigação de Desigualdades de Género no Acesso ao Mercado de Trabalho, ferramentas online para a disseminação de informação e autoavaliação em matéria de igualdade em contexto profissional, e ainda materiais de apoio ao desenvolvimento de competências para empregadores stakeholders envolvidos em processos de seleção e recrutamento.
 
Na reunião foi revista a motivação para o projeto, tendo os vários parceiros apresentado alguns dados que permitem traçar um retrato preliminar, de âmbito internacional, para alguns dos principais desafios à igualdade de acesso a diferentes carreiras e oportunidades profissionais. Os parceiros sublinharam que muitos preconceitos enraizados ainda influenciam fortemente os processos de recrutamento.
 
Foram partilhados dados de estudos recentes que têm vindo a demonstrar também que homens e mulheres têm diferentes estratégias nos processos de busca de oportunidades de emprego. Dados recentes da atividade em plataformas como o Likedin sugerem que as mulheres apresentam em média 20% menos candidaturas ao total de ofertas de emprego identificadas, quando comparadas com os homens, que formalizam um número relativamente maior de respostas. Assim, o momento é oportuno para a proposta de Trabalho do projeto O’Bias.
 
O projeto arranca agora com o trabalho de investigação para a preparação do Guia para a Mitigação de Desigualdades de Género no Acesso ao Mercado de Trabalho, que beberá da recolha de casos ilustrativos de situações de desigualdade no acesso a oportunidades profissional, em estreita colaboração com a experiência das empresas, bem como do testemunho de recrutadores e profissionais. O desenvolvimento dos trabalhos será acompanhado por ações de disseminação através de publicações e da partilha de resultados na página do projeto e nas suas redes sociais, que serão anunciados nas próximas semanas. Fica assim desde já lançado o convite à colaboração e partilha de experiências e de prioridades neste domínio, de modo a que todos os instrumentos a desenvolver no projeto estejam o mais alinhados possível com as necessidades de empresas e profissionais.