Data da Notícia: 
11/06/2014 - 12:15

 

A Inova-Ria tem já uma experiencia consolidada na gestão de projetos conjuntos, tendo liderado nos últimos anos o Projeto QuERIA e o Projeto ACTOR que apoiaram a  implementação nas empresas de 52 projetos de certificação nos mais relevantes referenciais internacionais de qualidade para o setor TICE, representando um investimento global de cerca 2,5 milhões de euros.

Dados os excelentes resultados obtidos, a Inova-Ria desenvolve o projeto ACTOR 2 que igualmente apoia as empresas em ações de certificação em referenciais internacionais, nomeadamente a aquisição de serviços especializados para a implementação e auditoria às certificações CMMI, IT Mark, ISO 20000 e ISO 27001.

Este projeto teve início em Novembro de 2013 e tem um orçamento estimado em cerca de 1.7 milhões de euros, sendo apoiado pelo COMPETE, QREN e UE, no âmbito do Sistema de Ações Coletivas (SIAC), comparticipando financeiramente a obtenção das seguintes certificações:

- Consultoria para certificação em Desenvolvimento de Software: CMMI-Dev2 a Dev5 e CMMI-Services; IT Mark e IT Mark Services;

- Gestão de Serviços: Certificação em Gestão de Serviços de TI: ISO/IEC 20000; 

- Certificação em Gestão da Segurança de Informação: ISO/IEC 27001;

O referencial CMMI do SEI Software Engineering Institute é o modelo mais conceituado a nível mundial para melhoria certificação de processos de desenvolvimento de software, permitindo elevar o nível da maturidade dos processos de trabalho das empresas, melhorar os seus indicadores de desempenho e aumentar a sua competitividade.

O IT Mark é uma certificação especialmente desenhada para micro e pequenas empresas pelo ESI – European Software Institute, que agrega componentes de processos de desenvolvimento de software CMMI, de gestão de negócio e de gestão de segurança de informação de acordo com a norma ISO 27001.

A certificação de gestão de serviços segundo a norma ISO 20000 define os requisitos para as organizações prestarem serviços de qualidade aos seus clientes, garantindo a melhoria da qualidade de serviço e aumentando da confiança dos clientes.

A certificação ISO 27001 de um sistema de gestão de segurança da informação considera todos os processos de negócio da empresa, focaliza-se em reduzir os riscos para a informação relevante para a organização permitindo melhorar definição dos processos de negócio e responsabilidades existentes.

O projeto ACTOR 2 apoia ainda a contratação de até 2 recursos humanos especializados pelas empresas beneficiárias para o desenvolvimento do projeto, estando prevista a criação de até 30 postos de trabalho qualificados, além de investimento em hardware e software específico de suporte, sendo a taxa de comparticipação destas despesas de até 50%.

No dia 25 de Julho, a Inova-Ria promoverá um seminário internacional de lançamento do projeto ACTOR 2 sobre a temática “Software Engineering, Services, Security – Trends” a realizar-se na UPTEC e com o apoio da FEUP e do ITSMF. Este evento contará com a presença de empresas líderes e especialistas nacionais em matéria de software development e de Paul D. Nielsen, Director and CEO do Software Engineering Institute da Carnegie Mellon University.