Data da Notícia: 
19/09/2019 - 17:15

A atratividade da região e a fixação de capital humano tem sido uma das preocupações da Inova-Ria.

Sabendo a necessidade de recursos humanos existente no setor TICE é fundamental conseguir sensibilizar e atrair os jovens estudantes para estas áreas profissionais, sob pena de aumentar os impactos negativos na evolução do investimento, da produtividade e da competitividade das nossas empresas.

Neste sentido, a associação tem vindo a desenvolver diversas iniciativas junto das escolas do ensino básico e secundário para fomentar a aproximação dos estudantes com a programação, a eletrónica e a robótica, dando-lhes a conhecer o melhor da tecnologia, as suas aplicações no dia-a-dia e, ainda as inúmeras profissões TICE. 

Assim, a Inova-Ria lança agora o Tech@School que pretende dar a conhecer como pode ser atraente e cheio de oportunidades trabalhar nas áreas TICE, demonstrando a variedade de atividades e profissões que este setor envolve.

Com esta iniciativa, procura-se desfazer mitos e preconceitos relativamente aos aspetos profissionais e aos seus protagonistas, seja do ponto de vista comportamental seja de género.

O Tech@School, enquadrado na Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 – Portugal INCoDe.2030, irá decorrer nas escolas básicas e secundárias de alguns municípios da região, nomeadamente, Águeda e Albergaria-a-Velha.

O público-alvo são os alunos do segundo e terceiro ciclos, 9º e 11º ano respetivamente, para o qual será dirigido um conjunto de ações que procuram dar a conhecer as oportunidades educacionais e profissionais, indicando os percursos que se têm de fazer para chegar a uma determinada profissão na área das TICE.

Estas ações irão contar com a presença e o testemunho de profissionais das empresas associadas da Inova-Ria, como engenheiros informáticos, programadores, gestores de projetos, web designers, engenheiros eletrónicos, e outros, que irão relatar na primeira pessoa o seu percurso académico, experiência profissional e contributos no desenvolvimento de produtos e tecnologias. 
 
A primeira ação irá realizar-se já no próximo dia 23 de setembro, com as sessões de sensibilização aos pais/Encarregados de Educação no Agrupamento de Escolas de Águeda Sul e, posteriormente terão início também as sessões para alunos neste e outros agrupamentos do município, seguindo-se o município de Albergaria-a-Velha.
 
No final, espera-se que esta iniciativa possa contribuir para aumentar o número de estudantes, mulheres e homens, que que nos momentos de escolha vocacional desejem optar pelas áreas das ciências e das tecnologias e que as profissões TOCE sejam o seu objetivo de formação superior e profissional.