Data da Notícia: 
23/10/2020 - 19:30

Um memorando de entendimento entre a Inova-Ria e a Universidade de Aveiro, para a concertação de esforços com vista ao desenvolvimento de Comunidade(s) de Energia Renovável na Região de Aveiro, foi esta sexta-feira, 23 de outubro, oficializado na Reitoria. Presentes na assinatura do documento estiveram em representação da Inova-Ria, Pedro Almeida, Presidente da Direção e Carlos Alves, Vogal da Direção e o Vice-reitor da Universidade de Aveiro, Anselmo Castro.

É objetivo das partes promover a criação de Comunidade(s) de Energia Renovável na Região de Aveiro envolvendo um conjunto de parceiros que possam simultaneamente contribuir e beneficiar da referida Comunidade, implementar soluções de Produção e Gestão de Energia Elétrica, a partir de fontes de energia renováveis, que sirvam os propósitos de promover a descarbonização da economia, reduzir a pegada ecológica, reduzir a fatura energética e promover a partilha de recursos entre os membros da Comunidade, bem como realizar modelos de negócio sustentáveis que tragam novas oportunidades económicas para os membros da Comunidade.

No âmbito deste Memorando, Inova-Ria e a UA comprometem-se igualmente a dinamizar atividades que têm como objetivo fortalecer a referida Comunidade(s) de Energia Renovável.

A colaboração descrita no Memorando será prosseguida através de ações, iniciativas ou projetos específicos que serão definidos, casuisticamente, pelas partes, através da celebração, por escrito, de acordos específicos.