Data da Notícia: 
21/05/2014 - 17:45

 

A Inova-Ria apoiou o lançamento da Plataforma comunidades.inteligentes@ua

A Plataforma foi apresentada no âmbito do UA Innovation Clubbing, a 16 de Maio, na Sala de Atos Académicos do Edifício da Reitoria da Universidade de Aveiro.

A interligação de múltiplos centros e diferentes actores, em termos geográficos e temáticos, numa estratégia de aplicação das Tecnologias da Informação, Comunicação e Electrónica (TICE) como veículo para informar políticas de desenvolvimento regional, está na base da criação da Plataforma Tecnológica Comunidades Inteligentes/Connected Communities (PTCI). 

As áreas prioritárias da nova Plataforma estão alinhadas com as actuais prioridades de desenvolvimento regional promovidas a nível europeu. Neste enquadramento a PTCI «ambiciona desenvolver actividades multidisciplinares», multi-regionais, com capacidade de intervenção nas grandes linhas de desenvolvimento para toda a região, congregando os esforços de diferentes entidades para o lançamento de projectos bandeira para toda a região envolvente.

Estes projetos poderão ter financiamento público (nacional ou internacional) e/ou industrial. A PTCI também «ambiciona promover uma maior articulação e comunicação» entre as entidades académicas, empresariais e decisoras de políticas públicas.