Data da Notícia: 
11/09/2014 - 17:30
 
No passado dia 9 de Setembro de 2014 reuniu em Aveiro o Comité de Gestão do projeto europeu FI4VDI do qual a Inova-Ria é parceira juntamente com universidades e centros de supercomputação de Espanha e França. 
 
Esta reunião teve como objetivo analisar a execução do projeto até à data, análise do desenvolvimento técnico da estrutura federada para a virtualização dos postos de trabalho e avaliação dos protótipos de outsourcing  do concurso de ideias liderado pela Inova-Ria.
 
O projecto FI4VDI propõe uma infra-estrutura informática na nuvem (Cloud Computing), utilizando os recursos disponíveis de diferentes centros de cálculo intensivo, situados no território do Espaço SUDOE, a fim de assegurar a protecção dos dados dos utilizadores, a conformidade e a segurança desses dados. O lançamento deste serviço implicará a melhoria da competitividade das economias nos sectores específicos.
Para alcançar este objectivo, a parceria de FI4VDI desenvolverá, em primeiro lugar, uma infraestrutura técnica, seleccionando os recursos necessários para garantir a compatibilidade entre a supercomputação e as tecnologias de Cloud Computing e prever possíveis licenças necessárias e garantir a virtualização do armazenamento de dados. Uma vez criada a arquitectura do sistema, a parceria centrar-se-á na adaptação das aplicações ao domínio Cloud. Para este efeito, o projecto FI4VDI implementará projectos piloto dirigidos ao funcionamento do escritório virtual (virtual desktop infraestruture - VDI) para a gestão universitária e académica, bem como para a gestão da saúde e para a administração pública. Para assegurar a correcta implementação de projectos pilotos nos diferentes sectores, será
elaborado um plano de formação adaptado às necessidades dos utilizadores finais. Depois de integrar as infraestruturas técnicas, de as testar e de as validar, a parceria do projecto reunirá num relatório final todo o processo de desenvolvimento técnico até à utilização dos protótipos, para garantir a transferência de conhecimentos noutros sectores. A parceria organizará, no final do projecto, vários workshops de divulgação dos serviços criados para garantir a melhoria da competitividade das empresas e dos organismos, graças à transferência de conhecimentos sobre a virtualização do escritório alojado no Cloud Computing.