Data da Notícia: 
26/02/2015 - 14:00

 

No próximo dia 26 de Fevereiro terá lugar em Lisboa, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, o 11.º Encontro Nacional de Inovação COTEC, sob o tema “The talent journey”.

O desenvolvimento dos talentos portugueses estará em discussão no Encontro Nacional de Inovação COTEC, onde serão apresentados os resultados do Estudo Transforma Talento Portugal, promovido conjuntamente pela COTEC Portugal e pela Fundação Calouste Gulbenkian, e que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. Trata-se de um trabalho abrangente acerca do estado do Talento em Portugal e que identifica os principais problemas e as medidas que devem ser tomadas para potenciar ao máximo o Talento nacional. Resultado de um exercício de inteligência colectiva que se consubstanciou na realização de entrevistas a um conjunto de personalidades de referência nas suas áreas de conhecimento, o estudo aborda o tema do talento de uma forma integrada, desde a sua identificação (na família e nas fases mais iniciais do sistema de ensino), até ao seu desenvolvimento e plena valorização pelas mais diversas entidades, nomeadamente o sector empresarial.

Dada a parceria na realização do Estudo Transforma Talento Portugal, o Encontro Nacional de Inovação deste ano será também organizado conjuntamente pela COTEC Portugal e pela Fundação Calouste Gulbenkian.
 
Será orador principal Marc Alba, com uma comunicação subordinada ao tema “A Transformação do Talento e o seu Impacto nas Economias Modernas”. Marc Albaé Global Chief Innovation Officer da everis e Advisor da Fundação TransformaEspaña – fundação criada no país vizinho, na sequência da realização de um estudo similar ao agora efectuado para Portugal, de que foi primeiro responsável.
 
Continuando a abordar o tema em termos de jornada/caminho de desenvolvimento do talento, intervirão, no debate que se seguirá, além do orador principal, quatro convidados de dois Associados da COTEC Portugal, Manuel Ferreira de Oliveira, Presidente da Comissão Executiva da Galp Energia e Isabel Barros, Directora de Talent Management da SONAE, e de dois estabelecimentos de ensino, Manuel Esperança, Director da Escola Secundária José Gomes Ferreira e Francisco Veloso, Director da Escola de Negócios e Economia da Universidade Católica Portuguesa.
 
Na Sessão de Encerramento, presidida por Sua Excelência o Presidente da República, além da entrega ao Presidente da República das conclusões do estudo e das suas principais recomendações, em termos de medidas a adoptar, serão anunciados os vencedores dos prémios:
- PME Inovação COTEC-BPI, com apoio do jornal Público; 
- Produto Inovação COTEC-NORS, com apoio do jornal Expresso.
 
O programa do evnto pode ser consultado no ficheiro em anexo.
 
A participação no Encontro está sujeita a inscrição, que deve ser efectuada através do email talento@cotec.pt ou do telefone 226 192 912.
 
Fonte: Website COTEC Portugal (http://www.cotecportugal.pt)
 
Anexos: