Data do Evento: 
31/01/2015

 

No próximo dia 31 de janeiro, pelas 14h00, Jorge Gustavo Rocha e António José Silva vão dinamizar um workshop, na sala polivalente da biblioteca municipal manuel alegre em águeda, que terá como tema principal a georreferenciação. Engane-se se pensa que este workshop não é para si! Vamos andar pela cidade de máquina fotográfica (!?) em punho e “geo ver” a cidade como nunca a poderia ter imaginado! Como é que dois números conjugados com duas palavras - Latitude e Longitude - nos podem transportar a um lugar?

Neste workshop pretende-se familiarizar os participantes com a aquisição, tratamento e visualização de informação geográfica. Esta informação já foi sigilosa e bem difícil de obter. Mas agora é tudo mais fácil e acessível. Vamos ver como se pode adquirir informação geográfica com um simples telemóvel e depois como se pode construir o melhor mapa do mundo a partir da informação que cada um de nós recolhe. Ficará a saber tudo sobre o GPS, fotografias e vídeo com informação georreferenciada.

Vamos 30 minutos para a rua, tirar fotografias (um grupo) e filmar (outro grupo) para depois tratarmos essa informação. É um workshop para por as mãos na massa. Traga um telemóvel com GPS e um portátil. Se tiver uma máquina fotográfica ou uma "action camara" [1], acrescente-a à mochila. No final, pode ver as suas contribuições no OpenStreetMap. Vamos também criar um site com as imagens e vídeos recolhidos de Águeda.