Data do Evento: 
03/12/2014

No próximo dia 3 de dezembro, quarta-feira, a partir das 9 horas, Coimbra acolhe um seminário de apresentação de resultados do projeto TICE.Healthy. Uma oportunidade para promover a discussão de questões relacionadas com as temáticas de saúde e qualidade de vida a partir da experiência de um projeto âncora do pólo TICE.pt. A sessão vai decorrer no Auditório do TecBIS - Aceleradora de Empresas, do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.

Para além da apresentação de resultados, o grande eixo desta iniciativa é a discussão sobre como conseguir uma efetiva articulação entre potenciais interessados - como, por exemplo, as iniciativas do terceiro setor - e os serviços inovadores que podem ser propostos tanto pelo mundo académico como por institutos de investigação e desenvolvimento na área da saúde.

A manhã do Seminário é dedicada à apresentação e discussão dos resultados do TICE.Healthy e durante a tarde decorrerá um debate sobre saúde e qualidade de vida divido em três sessões temáticas, com a presença de responsáveis e representantes de instituições parceiras.

O primeiro painel, com início marcado para as 14h30, debate as possibilidades de “contributo da economia social para a prevenção em saúde” e tem a participação do Padre Luís Costa, Cáritas Diocesana de Coimbra; Manuel Veríssimo, ARS/CHUC e Miguel Alves Martins, do Instituto de Empreendedorismo Social, com moderação de José Carlos Nascimento, consultor do projeto.

À questão se “As tecnologias podem ajudar a cuidar melhor?”, vão ajudar a responder, a partir das 16h30, Hernâni Caniço, da Saúde em Português; Ana Mesquita, da Fundação Vodadone e João Malva/António Cunha do Ageing@Coimbra.

A sessão da tarde termina com uma mesa onde se discute “O papel das autoridades como indutoras de processos de inovação ligando a procura à oferta” com os contributos de Isabel Mataçonga, do COMPETE ; Jorge de Brito, da Câmara Municipal de Coimbra; Alexandra Rodrigues, da CCDRC, e moderação de Vasco Lagarto do TICE.pt.