Data do Evento: 
25/02/2014

No dia 25 de Fevereiro (terça-feira), a Inova-Ria promoverá em Aveiro um encontro internacional com as instituições parceiras do projeto FI4VDI - Desenvolvimento de uma rede de infraestruturas federadas para a geração de serviços de virtualização de postos de trabalho.

Durante a manhã do dia 25 terá lugar a reunião do Comité de Direção do Projeto FI4VDI, apoiado pelo Programa SUDOE / INTERREG IVB. São parceiros deste projeto a Fundación Centro de Supercomputación de Castilla y León, Fundación COMPUTAEX (Computación y Tecnologías Avanzadas de Extremadura), Universitá de Lleida, Université Montpellier 2 Sciences et Techniques, AEI Seguridad e PCITAL (Consorcio Parc Científic i Tecnológic Agroalimentari de Lleida).

Às 13h, no Restaurante Solar das Estátuas, a Inova-Ria convida todos os associados para um almoço de apresentação do projeto e networking entre estas instituições e empresas da Inova-Ria.

Durante a tarde, nas instalações da PT Inovação, será promovida discussão entre as empresas com interesse nestes temas e os parceiros dos centros de supercomputação envolvidos no projeto.

O principal objetivo desta iniciativa, que permitirá o conhecimento mútuo entre estes parceiros internacionais e os nossos associados, é preparar o desafio que iremos posteriormente lançar às empresas para o desenvolvimento de uma aplicação web para a virtualização de postos de trabalho. Este desafio, que será lançado no final deste mês, propõe-se receber propostas de ideias para o desenvolvimento de soluções e serviços de virtualização de postos de trabalho que possam colmatar necessidades específicas das PME do setor TICE. Destas ideias recebidas será selecionada uma que será alvo de contratação pela Inova-Ria no âmbito deste projeto. A Inova-Ria irá solicitar que as ideias sejam apresentadas e desenvolvidas por consórcios organizados com pelo menos 2 empresas associadas.

O Projeto FI4VDI - Desenvolvimento de una rede de infraestruturas federadas para a geração de serviços de virtualização de postos de trabalho - tem a sua origem na promoção da inovação e a constituição de redes estáveis de cooperação em matéria tecnológica, pelo que pretende uma integração harmoniosa do espaço SUDOE e melhoria da acessibilidade às redes de informação, impulsionando o desenvolvimento urbano sustentável e aproveitando os efeitos positivos da cooperação transnacional.

 

 

Anexos: